Plano de ação
2025/2026
Sujeito a alteração


OUTUBRO

​
Aprender a Poupar na Escola
Poupança. Uma palavra simples, mas cheia de significado. Porque será tão importante poupar? E porque será necessário um dia mundial que nos recorde este gesto? Em Economia, poupar significa reservar uma parte do rendimento disponível depois de asseguradas as despesas de consumo. À primeira vista parece simples, como diriam os nossos pais, “não gastar tudo”… mas, na prática… será que conseguimos fazê-lo?
Os estudos revelam que Portugal é um dos países europeus com menor taxa de poupança, não obstante a tendência de aumento registada em 2024, ano em que 12,1% do rendimento disponível foi destinado à poupança. Há quem diga que o nosso nível de poupança se deve aos baixos salários praticados, ao custo elevado do cabaz de compras, aos nossos hábitos de consumo ou, ainda à falta de planeamento financeiro familiar. Seja qual for a razão, o certo é que poupar é essencial. Uma sociedade que poupa pouco, investe pouco — e sem investimento, não há crescimento económico nem desenvolvimento!
Foi precisamente para reforçar esta consciência que o CEE assinalou o Dia Mundial da Poupança com um conjunto de sessões informativas destinadas a alunos finalistas. O convidado para o efeito foi o nosso parceiro, o Banco de Portugal (BP), na pessoa da Dra. Daniela Costa, que dinamizou três sessões sobre “Gestão do Orçamento Familiar e Importância da Poupança”. As turmas 12B, 12F e 12L participaram nestas sessões em ambiente de sala de aula, o que permitiu uma troca direta de ideias, esclarecimento de dúvidas e, sobretudo, reflexão sobre decisões financeiras do dia a dia. Ao longo do ano serão desenvolvidas outras ações com outros alunos, no sentido de contribuirmos para a literacia financeira dos nossos jovens e despertamos neles o interesse pela gestão racional dos seus recursos.
Mais do que uma atividade, foi um convite à responsabilização e a um olhar atento para o futuro. Pequenos gestos hoje podem fazer grande diferença amanhã.



NOVEMBRO

Workshop: Criação e Gestão de Empresa
​
No passado dia 26 de novembro, quarta-feira, realizou-se, conforme previsto, a palestra "Criação e Gestão de Empresas" no âmbito do Dia Nacional do Empresário, com a participação do Banco de Portugal, parceiro da Escola para este tipo de iniciativas. Beneficiaram desta
atividade as turmas 12D (curso de Ciências Socioeconómicas) e 12L (Curso Técnico de Cozinha
e Pastelaria).
Os objetivos da atividade foram amplamente cumpridos, a saber: perceber quais as principais
características de um empreendedor; identificar as necessidades de gestão empresarial (e.g.
plano de negócios; contabilidade organizada; gestão de tesouraria); e conhecer os diferentes tipos de financiamento.
Os alunos revelaram interesse pelos temas abordados e participaram ativamente, tendo consolidado a ideia de que é essencial saber transformar ideias em algo concreto e, ainda, que criar e gerir uma empresa tem tanto de desafiador como de exigente!
​

JANEIRO
Projeto de Literacia Financeira - 9º ano
Dando seguimento a uma atividade que se tem vindo a consolidar na nossa escola, e que tem como parceiros o Clube para o Empreendedorismo e Empregabilidade e a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos da turma 12.º D, do curso de Ciências Socioeconómicas, apresentaram um projeto de literacia financeira a seis turmas do 9.º ano. Para o efeito, a turma foi organizada em seis grupos, correspondentes ao número de turmas do 9.º ano, tendo cada grupo sido responsável pela apresentação do projeto numa dessas turmas.
O projeto foi desenvolvido ao longo do primeiro período letivo e as apresentações tiveram lugar entre os dias 6 e 19 de janeiro. Os alunos “vestiram verdadeiramente a camisola”, tendo revelado um elevado nível de empenho, quer na preparação dos conteúdos, quer no momento da sua apresentação, demonstrando responsabilidade, autonomia e espírito de iniciativa.
O feedback recebido foi muito positivo, tanto por parte dos alunos do 9.º ano como dos professores presentes nas sessões, o que reforça a pertinência e o impacto desta iniciativa e nos motiva a dar continuidade ao projeto.
Sessões de esclarecimento - Direitos do Consumidor - TRIAVE




.Direitos do consumidor com o TRIAVE, o CIAC e o CEE
No âmbito da promoção do conhecimento dos direitos dos consumidores, o TRIAVE (Tribunal Arbitral do Vale do Ave), em colaboração com o CIAC (Centro de Informação Autárquico ao Consumidor) da Câmara Municipal de Felgueiras, realizou uma ação de formação dirigida a alunos do ensino secundário, a pedido do Clube para o Empreendedorismo e Empregabilidade (CEE).
A iniciativa decorreu em duas sessões distintas: no dia 14 de janeiro, destinada à turma 12.º A, do curso de Ciências e Tecnologias, e no dia 21 de janeiro, envolvendo as turmas 12.º D e 12.º L, dos cursos de Ciências Socioeconómicas e Restaurante/Bar, respetivamente.
Ao longo das sessões, os alunos tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre os seus direitos enquanto consumidores, compreendendo a importância de os efetivarem de forma informada e responsável. Foi igualmente destacado que, em muitos casos, é possível defender esses direitos a custo zero ou quase zero, recorrendo a mecanismos e entidades de apoio existentes.
A ação revelou-se muito interessante e enriquecedora, promovendo a participação ativa dos alunos e contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência cívica mais sólida e esclarecida. Este tipo de iniciativas reforça a ligação entre a escola e a comunidade, preparando os jovens para uma atuação mais consciente e informada na sociedade.