Plano de Ação 2024/2025
Outubro
Comemoração do Dia Mundial da Poupança
A gestão do orçamento e da poupança é um tema importante para os alunos do ensino secundário, pois é a base para uma relação saudável com o dinheiro ao longo da vida. Aprender a lidar com finanças desde jovem pode ajudar a evitar problemas financeiros futuros, desenvolver responsabilidade e alcançar metas pessoais.
​
Com base neste pressuposto, o Clube para o Empreendedorismo levou a cabo, nos dias 30 de outubro e 05 de novembro, mais uma série de workshops subordinados ao tema “Gestão do orçamento familiar e poupança”, desta vez com a colaboração do Banco de Portugal. Beneficiaram desta atividade alunos dos cursos científico-humanísticos de Ciências Socioeconómicas, Humanidades e, ainda, Profissional de Técnico de Auxiliar de Saúde, nomeadamente as turmas 10D, 12G, 12E e 12F.
​​​
O entusiasmo pelas temáticas trabalhadas foi uma constante ao longo das sessões, tendo os alunos participado ativamente.
​​​
Saber administrar o orçamento e ter disciplina para poupar são competências valiosas que fazem muita diferença. Com planeamento, metas claras e autocontrolo, é possível ter um bom equilíbrio financeiro e realizar sonhos ao longo da vida!
​
Novembro
​
O empreendedorismo e a criação e gestão de empresas desempenham papéis fundamentais no desenvolvimento económico, na inovação e no acesso a novas oportunidades em qualquer sociedade.
​
Conscientes desta realidade, e também porque solicitado por alunos do 12º ano, convidamos o Banco de Portugal, nosso parceiro, para a realização de um workshop subordinado ao tema Criação e Gestão de Empresas, que se veio a realizar no dia 05 de novembro, com a participação das turmas 12A (curso Científico-Humanístico de Ciências Socioeconómicas) e 12I (curso Profissional Técnico de Apoio à Gestão).
A sessão revestiu-se de particular interesse para todos. Entre outros temas, houve um que despertou um particular interesse nos alunos, nomeadamente a importância e elaboração de um plano de negócios como forma de sustentar uma ideia e aferir a sua viabilidade e execução.
O grupo, que revelou interesse pelas temáticas trabalhadas e participou de forma ativa, ficou bem consciente que a criação de uma empresa começa com uma ideia inicial, transformada num negócio, e continua com a gestão, processo que deverá garantir o funcionamento sustentável e eficiente da empresa.