

Plano de Ação 2024/2025

Outubro
Comemoração do Dia Mundial da Poupança

A gestão do orçamento e da poupança é um tema importante para os alunos do ensino secundário, pois é a base para uma relação saudável com o dinheiro ao longo da vida. Aprender a lidar com finanças desde jovem pode ajudar a evitar problemas financeiros futuros, desenvolver responsabilidade e alcançar metas pessoais.
​
Com base neste pressuposto, o Clube para o Empreendedorismo levou a cabo, nos dias 30 de outubro e 05 de novembro, mais uma série de workshops subordinados ao tema “Gestão do orçamento familiar e poupança”, desta vez com a colaboração do Banco de Portugal. Beneficiaram desta atividade alunos dos cursos científico-humanísticos de Ciências Socioeconómicas, Humanidades e, ainda, Profissional de Técnico de Auxiliar de Saúde, nomeadamente as turmas 10D, 12G, 12E e 12F.
​​​
O entusiasmo pelas temáticas trabalhadas foi uma constante ao longo das sessões, tendo os alunos participado ativamente.
​​​
Saber administrar o orçamento e ter disciplina para poupar são competências valiosas que fazem muita diferença. Com planeamento, metas claras e autocontrolo, é possível ter um bom equilíbrio financeiro e realizar sonhos ao longo da vida!
​




Novembro





​
O empreendedorismo e a criação e gestão de empresas desempenham papéis fundamentais no desenvolvimento económico, na inovação e no acesso a novas oportunidades em qualquer sociedade.
​
Conscientes desta realidade, e também porque solicitado por alunos do 12º ano, convidamos o Banco de Portugal, nosso parceiro, para a realização de um workshop subordinado ao tema Criação e Gestão de Empresas, que se veio a realizar no dia 05 de novembro, com a participação das turmas 12A (curso Científico-Humanístico de Ciências Socioeconómicas) e 12I (curso Profissional Técnico de Apoio à Gestão).
A sessão revestiu-se de particular interesse para todos. Entre outros temas, houve um que despertou um particular interesse nos alunos, nomeadamente a importância e elaboração de um plano de negócios como forma de sustentar uma ideia e aferir a sua viabilidade e execução.
O grupo, que revelou interesse pelas temáticas trabalhadas e participou de forma ativa, ficou bem consciente que a criação de uma empresa começa com uma ideia inicial, transformada num negócio, e continua com a gestão, processo que deverá garantir o funcionamento sustentável e eficiente da empresa.
Março

DIA MUNDIAL DO CONSUMIDOR – 15 de março - Concurso
Produto: Construir uma mascote, com materiais recicláveis, alusiva ao consumo consciente e sustentável.
Público-alvo: alunos/as do 3º Ciclo
Objetivo: eleger uma mascote que represente os direitos dos consumidores, a importância do consumo consciente e a celebração desta data.
Esta atividade, atende ao tema dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, tema dos projetos de cidadania da ESF, mais especificamente no âmbito do Objetivo 12 - Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis.
Participantes: O concurso é aberto a todas as turmas do 3º ciclo da
ESF. Os trabalhos podem ser individuais ou em grupo.
​
Inscrições: as inscrições devem ser realizadas no período de 18 a 25 de fevereiro.
Para inscrever a turma /os alunos , o diretor de turma ou professor responsável pela dinamização da atividade deve enviar um e-mail para gabemp@esfelgueiras.org com os seguintes dados:
- nome do professor responsável
- Turma e/ou nomes dos alunos envolvidos
Requisitos da Mascote
- A mascote deve ser original e inédita, não podendo ser cópia de personagens existentes.
- A mascote deve ter um nome.
- Deve ser de fácil identificação e memorização, com um design atrativo e adequado ao público-alvo.
- Deve representar os valores do Dia do Consumidor, como respeito, ética, transparência e qualidade.
Critérios de Avaliação
As mascotes serão avaliadas por uma comissão que integra membros do CEE e a responsável pelo Projeto de Cidadania da ESF.
Serão considerados os seguintes critérios:
. Originalidade e criatividade
. Qualidade estética e design
. Adequação ao tema do Dia do Consumidor
. Facilidade de identificação e memorização
. Potencial de comunicação e interação com o público
Entrega: até às 13H00 do dia 13 de março (quinta-feira)
Exposição: 14 de março
Divulgação do vencedor: 19 de março.
Prémios: O vencedor do concurso receberá um prémio e terá a sua mascote divulgada na ESF.

A Montra da loja do aluno decorada com as mascotes elaboradas pelos alunos concorrentes.
Após uma análise criteriosa realizada no dia 14 de março, a mascote vencedora foi a Consoli, criada por alunos do 7ºC: Bernardo, Dinis, Tiago e Rafael.
A mascote Consoli destacou-se pela sua originalidade, criatividade e capacidade de transmitir a mensagem do consumo de forma clara e impactante. Parabéns ao grupo pelo seu talento e empenho!
Júri: Abílio Silva (Grupo 550 - Informática); Ana Maria Felgueiras e Anabela Lopes (grupo 430 - Economia e Contabilidade); Elsa Sousa (grupo 420 - Geografia); Emílio Esteves (grupo 300 - Português); Pedro Tribuzi (grupo 600 - Educação Visual).
Agradecemos a todos os participantes e esperamos que este concurso tenha sido uma experiência enriquecedora e inspiradora.



Maio


A exemplo de anos anteriores, o Clube para o Empreendedorismo e Empregabilidade (CEE) promoveu, na nossa escola, duas sessões de esclarecimento dedicadas a um tema que nos afeta a todos: os direitos do consumidor e a resolução de conflitos de consumo.
As iniciativas, dirigidas a alunos do 12º ano e realizadas nos dias 24 de abril e 15 de maio, contaram, pois, com as valiosas presenças do TRIAVE (Tribunal Arbitral de Consumo do Vale do Ave) e dos Serviços de Qualidade da Câmara Municipal de Felgueiras.
As sessões proporcionaram aos alunos das turmas 12E, 12F e 12J uma oportunidade única para compreenderem a importância do seu papel enquanto consumidores informados e conscientes. A representante do TRIAVE, com a sua vasta experiência na área jurídica, explicou de forma clara e acessível como surgem os conflitos de consumo e, mais importante ainda, quais os mecanismos existentes para a sua resolução extrajudicial. Ficámos a conhecer o papel crucial da arbitragem como uma alternativa mais rápida e eficaz aos tribunais tradicionais, promovendo a justiça e a defesa dos direitos dos consumidores.
A colaboração da Dra. Emília Madeira, Técnica Superior dos Serviços de Qualidade da autarquia de Felgueiras, enriqueceu ainda mais a sessão, trazendo uma perspetiva local e de proximidade, ao abordar o papel e importância do SMIAC, Serviço Municipal de Informação e Apoio ao Consumidor. Realçou os serviços que o município disponibiliza para apoiar os consumidores, desde a informação e aconselhamento até à mediação de conflitos. Esta parceria entre o TRIAVE e o SMIAC sublinhou a importância de uma rede de apoio abrangente, capaz de dar resposta às necessidades dos cidadãos emmatéria de consumo.
TRIAVE desperta consciências para os Direitos do Consumidor na Escola


Alunos do 3º ano do Ensino Profissional pensam ofuturo com o Centro de Emprego do Tâmega e Sousa

.
As turmas do 3º ano do Ensino Profissional da nossa Escola tiveram, a exemplo dos anos anteriores, a oportunidade de participar, durante o mês de maio, em sessões de trabalho sobre técnicas de entrevista de emprego e procura ativa de emprego. Esta iniciativa, promovida pelo Clube para o Empreendedorismo e Empregabilidade da Escola, contou com a valiosa e já habitual colaboração do Centro de Emprego do Tâmega e Sousa, este ano na pessoa da Dra. Ana Raquel de Sousa Ribeiro Serviço de Emprego de Felgueiras.
Com o objetivo de munir os nossos alunos com as ferramentas necessárias para a sua entrada no mercado de trabalho, estas sessões focaram-se em vários aspetos essenciais.
Entre os principais objetivos da atividade, destacaram-se:
-
Contribuir para a procura ativa de emprego: Os alunos tiveram acesso a estratégias e dicas práticas para se destacarem na procura de oportunidades.
-
Promover a criação do próprio emprego/empreendedorismo: Foram exploradas as possibilidades de desenvolver ideias de negócio e tornar-se o próprio empregador.
-
Informar sobre modalidades de financiamento, nomeadamente microcrédito: Uma visão abrangente sobre as opções de apoio financeiro para quem deseja iniciar o seu percurso profissional.
-
Disponibilizar informação referente a estágios profissionais: Esclarecimentos sobre a importância e as oportunidades de estágios para complementar a formação.
-
Esclarecer acerca de medidas de apoio ao Emprego: a técnica do IEFP partilhou informações relevantes sobre os diversos programas e incentivos disponíveis.
Esta parceria com o IEFP representa um passo importante na preparação dos nossos alunos para os desafios do mundo profissional. Acreditamos que, com esta informação e orientação, os jovens estarão mais confiantes e capacitados para traçar o seu percurso, seja na procura de emprego ou na criação do seu próprio negócio.